Amilton Paulo Lemos: Cronica Ser Mae

Ser Mãe
Um dos destinos de uma mulher pode ser o da maternidade. Muitas mulheres com quem converso proporcionam-me a satisfação de ouvi-las falarem dos seus filhos. Há um prazer na mulher de esperar o nascimento do filho, entretanto é uma rotina torturante nos primeiros meses, com seus enjoos, e outros desconfortos naturais da gestação por nove meses.
O marido tem a obrigação de dar todo o apoio possível nessas horas difíceis. Sejam no atender aos desejos e às vontades das futuras mães, coisas antes nunca manifestadas. São meses com muitas surpresas que necessitam de segurança e apoio para a formação desse novo ser. Hoje em dia com o avanço da medicina já se pode antecipar, através de exames de ultrassom, o sexo do bebê. Com isso, pode-se comprar o enxoval adequado se for menino ou menina.
A futura mãe precisa de cuidados especiais neste período, o qual merece muita atenção com quedas, solavancos diretos na barriga e outros choques; com bebidas, cigarros, drogas, esforços exagerados e inúteis que levariam a mãe a exaustão e preocupações desnecessárias. O descanso e menos agitação é o aconselhável.
Chega o dia do nascimento com as contrações naturais que antecedem ao parto. Contrações necessárias para a expulsão da criança do ventre num parto natural, ou numa cirurgia de cesariana para melhor conforto da mãe quando é o desejo dos pais ou em alguns casos, para não colocar a vida da mãe ou criança em perigo.
O primeiro choro do bebê é sinal de uma nova vida trazendo a alegria para toda a família que aguardava ansiosamente. É mais uma criança que irá trazer alegria e felicidade a todos, sejam os pais, os avós, os parentes ou os amigos. O nascimento é o esplendor daquilo que Deus deu a todas as mães.
Em seguida veem os momentos lindos que são amamentar, dar o banho, trocar fraldas, acompanhar as horas dos choros da criança para ver se não é uma dor de barriga, ouvido, assadura e outros problemas naturais de um novo ser. Isto é um acompanhamento diário até os seus três anos. Neste ínterim veem os primeiros balbucios e sons pronunciando mamãe e outras palavras ininteligíveis às quais deixam todos bobos de alegria. Os primeiros passos que para muitas crianças podem até ser com dez meses e um pequeno vocabulário, no qual muitas das palavras saem atrapalhadas, o que faz com que os pais repitam-nas corretamente.
Outra fase bonita é quando a criança começa a reconhecer os avós, os tios, os primos e os amigos, principalmente se já estiverem no jardim de infância. Também há a fase do uso do peniquinho, para deixarem de usar fraldas e começarem criar independência nos momentos das suas necessidades fisiológicas. Enfim, a criança vai crescendo e trazendo sempre surpresas no seu dia a dia.
Contudo, o que nos motivou a escrever sobre a mãe é o importante papel que as mães têm na vida de um filho externando seu carinho, dedicação e amor. Muitos dos filhos não teriam sucesso na vida sem a orientação da sua mãe. É com gratidão que desejo a todas as mães um lindo e prazeroso dia. Obrigado mães.
Autor: Amilton Paulo Lemos
Enviado por: Amilton Paulo Lemos
Curitiba/PR