Browsing"Prosas Poéticas"

Jandyra Adami: texto “Limpando gavetas”

jul 18, 2013 by     No Comments    Posted under: Prosas Poéticas

Limpando gavetas

Limpando-gavetas-sarau-virtual-unafiscoHoje fui limpar gavetas, rever fotografias, objetos guardados, pura emoção. Cada foto, cada coisinha fazia me lembrar de algo muito gostoso, ou triste, alegre ou inexpressivo. Como é gratificante recordarmos o passado, quando a idade já vai longe, através de pequenas peças esquecidas num local de pouco uso e que acabamos esquecendo.

Este relógio, ganhei de minha madrinha de formatura quando terminei o Ginasial. Foi o meu primeiro… Com ele, quantas emoções vivi, quanta angústia esperando que os minutos passassem rápido para um encontro com o namorado, para o começo de uma festa, principalmente o Carnaval, quando nossos segredos e desejos eram colocados para fora, livres de qualquer crítica ou vigilância alheia. No Carnaval, somos todos palhaços da ilusão. Cada Pierrot à procura de sua Colombina, lança perfume na mão, e muita fé no coração. Este lencinho, não está aqui abandonado. Ganhei do meu namorado, numa tarde de sol em que passeávamos pelo jardim, tomando sorvete de copinho, como acontecia antigamente. Por mais cuidado que tomasse, a boca sempre sujava. E neste dia, ele pegou o lencinho e, suavemente passou pelos meus lábios e depois me entregou para continuar usando. Guardei e até hoje recordo os momentos vividos como se o mundo fosse só nosso, e que tomar sorvete ao lado do namorado era o melhor programa da vida.

Este retrato… ah! este retrato, tirei no alpendre de minha casa com meu namorado. Eu era muito sem graça, tinha 15 anos e ele me dizia: ” Mulher celeste! Oh, anjo de primores, quem pode ver-te sem querer amar-te…Quem pode amar-te sem morrer de amores???” Mesmo sabendo não merecedora deste elogio, a alma e o coração aceitavam e a vida era cor de rosa.

Bons tempos…boas recordações… A gente revive e sente as mesmas emoções. É como se o tempo voltasse e eu me tornasse adolescente, cheia de sonhos e acreditando no amor. Fazendo planos para o futuro, que hoje é o meu presente.

Que diferença meu Deus… Tudo sai diferente do que sonhamos e a cor rosa passa a ser cinzenta, um dia ou outro a tristeza toma conta, a incerteza vive por perto e a saudade fica sempre plantada em nosso coração. Melhor ter saudade do que não ter nada para relembrar… Fui feliz… Fui muito requisitada, fui musa e deusa.. Agora sou quase nada mas, tendo o que recordar, vivo de novo e volto a ser feliz… como antigamente.

Autora: Jandyra Adami

Enviado por: Jandyra Adami
Belo Horizonte/MG

Saiba como participar do Sarau Virtual da Unafisco

A Unafisco Nacional convida você, filiado à associação, a participar do Sarau Virtual.

Trata-se de um espaço em que toda a expressão artística de nossos associados é bem-vinda porque, afinal de contas, nada é mais sublime do que a arte.

Podem ser enviadas poesias, trechos de romances, crônicas de sua preferência (sempre informando título da obra e nome do autor), fotos de quadros e de artesanatos, entre outras manifestações artísticas, que tenham sido feitos por nossos associados de todo o Brasil.

Para participar, envie o material para o e-mail [email protected].